Desde 2015, com o apoio do Comando Geral da PM, os PMs de Cristo vem desenvolvendo a implantação do inovador projeto denominado Polícia e Igreja nas unidades policiais do Estado de São Paulo.
O objetivo é estabelecer um relacionamento de confiança e cooperação entre as instituições Igreja e Polícia Militar, que produza resultados relevantes, de acordo com a filosofia de polícia comunitária, visando a valorização do policial como ser humano, melhoria da motivação profissional, saúde espiritual e emocional do PM e ações de prevenção primária do crime e da violência para construção de uma cultura de paz.
Na primeira fase do projeto o foco é cooperar com os Comandantes na gestão de recursos humanos, oferecendo assistência espiritual e emocional, por meio de serviços de capelania voluntária, como atividade complementar e de apoio ao sistema de saúde mental da Corporação.
Busca-se um policial com mais equilíbrio, paz interior, harmonia com sua família e saudável relacionamento profissional e comunitário e com consciência plena da sua nobre e divina missão de proteger e servir a sociedade.
Na segunda fase, a proposta é estender a força do voluntariado da Igreja para os desafios comunitários, atuando em apoio a PM, como por exemplo na mediação de conflitos e crises sociais, principalmente ligadas a famílias vulneráveis e escolas com problemas de violência e crimes.
Desde ano passado (2017) a Igreja Metodista em Água Fria participa do Projeto “Policia e Igreja”, servindo com capelania em parceria com a Igreja Batista de Água Fria, realizando cultos todas quartas-feiras em quarteis, sendo reuniões rápidas e sempre que solicitado fazendo aconselhamentos pastoral.
No ultimo dia 08 de março nossa igreja abriu suas dependências e recebeu no salão social o 43º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano/Força Tática para que realizassem uma homenagem às soldados Femininos como parte das celebrações do Dia Internacional da Mulher.
Neste evento, especificamente, foram realizadas duas palestras, uma de superação e outra sobre saúde e prevenção.
O evento reflete o bom relacionamento que a capelania está promovendo como parte da evangelização que realizamos semanalmente em quarteis.
Luis Carlos Lima Araújo e Levon B. Filho
コメント